Saiba mais sobre Compliance em escritórios de advocacia!

Antes de nos aprofundarmos melhor sobre o Compliance e sua importância nos escritórios de advocacia, precisamos compreender o…
Linhas
compliance em escritório de advocacia

Antes de nos aprofundarmos melhor sobre o Compliance e sua importância nos escritórios de advocacia, precisamos compreender o que é e como ele auxilia nas atividades de uma organização.

O Compliance tem origem da palavra inglesa comply, que significa conformidade. Ele é usado na intenção de assegurar que todas as exigências legais e éticas sejam cumpridas de maneira correta. Ou seja, é um conjunto de ações que indicam que a organização, seja pública ou privada, está em conformidade com a legislação vigente e com as suas políticas de integridade.

Quando instaurado de forma eficaz, o Compliance é capaz de beneficiar a empresa em vários aspectos, por exemplo, na prevenção e até mesmo na detecção de violações de regras, evitando que multas e ações judiciais sejam direcionadas à organização.

A presença do Compliance nos escritórios de advocacia

Agora que esclarecemos o que é o Compliance e o quão importante ele é para que o pilar de governança corporativa esteja sempre dentro da lei. Vamos falar dos benefícios que tal conjunto de disciplina traz aos escritórios de advocacia.

Quando se trata de serviços advocatícios, a implantação do Compliance garante a confidencialidade das informações, reforçando o sigilo entre advogado e cliente, bem como, diminui os riscos de perda de prazos processuais que podem causar muitos prejuízos ao cliente.

Além disso, a presença de um Compliance eleva a credibilidade do escritório, visto que, ao ter como base a ética e a integridade na hora de atuar no mercado de trabalho, mais segurança é passada aos futuros clientes que desejam contratar os serviços jurídicos fornecidos pelo escritório.

O sistema de Compliance da Metasix

Sabemos que o Compliance é extremamente relevante para uma empresa, mas para que todos os benefícios oferecidos sejam utilizados da melhor maneira possível, um bom sistema é essencial.

Com o Compliance Law é possível instaurar uma rotina de transparência e segurança em seu escritório, diminuindo riscos que servem apenas para atormentar. Veja algumas vantagens do Sistema de Compliance da Metasix:

1 – Canal aberto para os seus colaboradores:

Seu escritório terá um canal oficial para receber solicitações e reclamações, podendo registrar os comunicados da forma que desejar, por exemplo, em áudio, imagens, vídeos e documentos.

2 – Denúncias centralizadas e fáceis de gerenciar:

É possível visualizar todas as denúncias em apenas uma tela, diminuindo o excesso de e-mails, planilhas e papéis. Além disso, você pode atribuir responsáveis para cada solicitação, marcando-as como resolvidas.

3 – Gestão da transparência automatizado:

O Compliance Law será customizado para tornar o processo de Compliance o mais ágil e eficiente possível. Automatize respostas, fluxos e classificação de denúncias.

4 – Dados 100% seguros:

Responsáveis pelo Compliance podem gerenciar denúncias sem preocupação com perda e/ou acesso a dados sigilosos, através de criação de usuários com níveis de permissão específicos, segurança total de sistemas na nuvem e suporte disponível sempre que necessário.

5 – Relatórios customizados da gestão de Compliance:

Facilite o acompanhamento da rotina de Compliance por todo o escritório, gerando relatórios para os mais variados fins e objetivos, como tipos de denúncias, quais foram atendidas e quais os setores que há mais denúncias.

Gostou de saber sobre Compliance em escritórios de advocacia? Saiba mais sobre as soluções da Metasix, solicite uma demonstração!

Post anterior
Atendimento ao aluno em meio a pandemia
Próximo post
Entenda a diferença entre SAC e Ouvidoria