Prefeitura de SP é primeira a adotar Blockchain no atendimento aos moradores

Por tiinside A Prefeitura de São Paulo ativou a sua primeira solução de solicitação de serviços públicos para…
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A Prefeitura de São Paulo ativou a sua primeira solução de solicitação de serviços públicos para o cidadão com o emprego da tecnologia blockchain de registro critptográfico. A funcionalidade foi desenvolvida pela Metasix, empresa que responde pela tecnologia de atendimento multicanal da prefeitura (serviço SP- 156).

O sistema se integra aos atendimentos por Call Center, Portal, chat, balcão e canal de contato Whatsapp assistido por bots.

De acordo com a Metasix, trata-se da primeira experiência com esta tecnologia entre as prefeituras brasileiras. Ela marca o início de implantação da “Rede Blockchain do Munícipio”, anunciada em janeiro de 2023, no Decreto 17901, que institui a “Política de Dados Abertos e Transparência Ativa”, da atual administração.

Com esta ativação, os usuários passam a receber chaves critptográficas, virtualmente inalteráveis, para o rastreamento suas solicitações, sem a necessidade de senhas.

O funcionamento segue a estruturação de dados distribuídos, idêntica à das criptomoedas. Está disponível, inicialmente, para o cadastro e acompanhamento do “Cartão do Idoso” e do “CartãoDefis” (relativo a vagas para pessoas com deficiência).

Logo na liberação do serviço, a Prefeitura emitiu cerca de 5.100 chaves de registro, mas um grande número de outros serviços ainda aguardam para entrar na rede Blockchain ao longo de 2024.

Segundo Cleiton Jorge, diretor da Metasix, o desenvolvimento de Blockchain está em linha com a estratégia de criar soluções convergentes, unindo o aprendizado de máquina com as mensagerias novas e as tradicionais, e escalando as interações do usuário para a nuvem híbrida ou a central de dados.

“A escrituração por ‘hashes’ criptográficos garante rastreamento imediato de demandas do cidadão, com a mínima exposição de dados, através do token alfanumérico gerado no registro de blocos”, comenta ele.

O sistema multicanal da Prefeitura de SP realiza cerca de 200 mil atendimentos mensais com apoio de soluções Metasix.

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