Compliance, ética e atendimento: como melhorar o atendimento ao cliente com uma ouvidoria inteligente


O que é compliance e por que ele é essencial para o atendimento ao cliente
Compliance é o conjunto de práticas adotadas por uma empresa para garantir que todas as suas operações estejam em conformidade com leis, normas e regulamentos internos e externos. Mas vai além da burocracia: é sobre ética, transparência e respeito às pessoas.
Na prática, adotar uma cultura de compliance significa:
- Prevenir assédio, discriminação, fraudes e más condutas;
- Proteger a reputação da empresa;
- Fortalecer a confiança com clientes, colaboradores e parceiros;
- Criar ambientes de trabalho mais seguros e íntegros;
- Evitar riscos jurídicos, financeiros e reputacionais.
Como oferecer um bom atendimento ao cliente com foco em compliance?
Ter um bom bom atendimento ao cliente é imprescindível para qualquer negócio! Atendimento de qualidade é o basico! Ética, transparência e segurança são valores indiscutíveis (ou deveriam ser), acima de qualquer estratégia de negócio. Existem pequenas ações que podem impulsionar e garantir uma operação em conformidade tanto com a legislação quando com estes valores inegociáveis:
- Ter um canal de escuta abertos e protegidos;
- Garantir o anonimato em denúncias e feedbacks;
- Acolher e analisar críticas com responsabilidade e de forma imparcial;
- Combinar tecnologia e sensibilidade humana para criar relações de confiança.
Como melhorar o atendimento ao cliente (interno ou externo) com um canal de ouvidoria inteligente?
A resposta está em dar abertura para opiniões e feedbacks, reforçando os valores e a ética, com o suporte de pessoas preparadas e tecnologias que facilitem uma comunicação constante. Com esse objetivo a Metasix estruturou um canal de compliance empresarial e ouvidoria inteligente eficiente e econômico para suportar todas as empresas, independente de seu tamanho.
Principais funcionalidades do canal de ouvidoria:
- ✅ Multicanal: funciona por portal, e-mail, telefone, WhatsApp e redes sociais como Twitter ou Instagram.
- ✅ Anonimato garantido: com criptografia e descaracterização de metadados.
- ✅ Baixo custo e fácil instalação: ativação em até 48 horas, sem complexidade técnica. Um canal seguro e robusto com um valor competitivo e acessível
- ✅ Interface intuitiva: semelhante a uma planilha para definição de regras e normas de conduta.
- ✅ Interação online e offline: com bots ou atendentes humanos treinados para escuta ética.
- ✅ Automação com inteligência: o sistema classifica e direciona cada denúncia conforme a política de compliance da empresa.
Por que sua empresa precisa de um canal de compliance empresarial?
Dados recentes reforçam a importância:
- 📈 Crescimento de 65% ao ano nas denúncias trabalhistas (MPT);
- 👩💼 46,7% das mulheres brasileiras declararam ter sofrido alguma forma de assédio sexual (Datafolha);
- O Departamento de Ciência Política da Universidade de Brasília mostrou que 64% das mulheres em cargos de liderança no governo federal enfrentam ou já enfrentaram situações de assédio moral no trabalho
- 🛑 A 6ª Pesquisa de Maturidade de Compliance no Brasil, da KPMG, analisou a maturidade do compliance no Brasil, mostrando que o nível de maturidade subiu de 3,07 em 2021 para 3,09 em 2024 (em uma escala de 1 a 5).
- A pesquisa ainda revelou que 68% dos executivos revisa e aprova anualmente o programa de compliance, demonstrando um comprometimento significativo da alta administração (74%) com o provimento de recursos adequados e aprovação do orçamento da área de compliance.
Ignorar esse cenário é correr riscos desnecessários, considerando que é possível implementar ações eficientes e diretas com baixo investimento, como um canal de denúncia eficaz, seguro e acessível, integrando tecnologia e governança.
Compliance também é experiência do cliente
Cuidar da ética no relacionamento com o público é uma forma poderosa de melhorar o atendimento ao cliente. Empresas que ouvem, acolhem e corrigem rotas com agilidade ganham credibilidade, fidelidade e vantagem competitiva.
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Com a Metasix, você tem:
- Tecnologia omnichannel já testada por prefeituras, universidades e empresas privadas;
- Instalação rápida;
- Conformidade com legislações nacionais e políticas internas;
- Atendimento humanizado com respaldo tecnológico.
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