10 dicas sobre como cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino

10 dicas sobre como cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino

Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre isso, mas a sua Instituição de Ensino é uma marca. Uma marca é necessariamente um nome que pode atingir o público certo de maneira relevante. Uma marca de sucesso não acontece de uma hora para outra, ou seja, anos de confiança, boa comunicação, credibilidade e autenticidade são o que constroem a reputação de uma marca organicamente.

A educação, independente fase, é um ponto crucial de nossas vidas porque ela visa o desenvolvimento integral de um indivíduo em oposição a apenas a parte acadêmica dele.

Para que uma Instituição de Ensino surja como uma identidade distinta e se transforme em uma marca de sucesso, a construção de uma boa reputação desempenha um papel crucial. Por isso, abordamos alguns fatores que podem moldar e influenciar uma marca e sua identidade.

Então, quer saber mais sobre como cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino? Confira o conteúdo que preparamos para você!

Como cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino?

Como cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino?

A reputação acadêmica é essencial para qualquer Instituições de Ensino e, de acordo com o American Freshman: National Norms, uma reputação acadêmica bem-sucedida é o fator mais importante que constitui a decisão de um aluno ou de seus responsáveis sobre seu próximo destino de estudo.

Por isso, reunimos a seguir algumas das  principais dicas para melhorar a reputação da sua Instituição de Ensino. Confira!

1. Invista em pesquisa

A pesquisa é um fator crucial para uma universidade ou escola que deseja melhorar sua reputação! A partir dela, você pode descobrir o que os clientes em potencial percebem como seus pontos fortes e fracos.

Com base nesses insights, você será capaz de refinar a mensagem de sua marca na tentativa de se diferenciar de seus concorrentes. Ser uma instituição respeitada em todos os campos e sem falhas é impossível, então canalize suas qualidades únicas e áreas de nicho por meio de extensa pesquisa e utilização de dados importantes.

2. Ouça os seus alunos

É importante obter a opinião dos alunos para melhorar a sua reputação e as pesquisas de opinião são uma ótima opção.

Você, obviamente, deseja fazer muitas perguntas que ofereçam uma grande variedade de dados úteis. Por isso, ajudaria bastante se os entrevistados classificassem, por exemplo, outras instituições que estão considerando com os mesmos atributos para uma meta-análise.

A funcionalidade de repetição de pesquisas representa uma maneira fácil e eficiente de reunir a opinião dos alunos e facilitar a melhoria da reputação da sua Instituição de Ensino.

3. Tenha uma estratégia de marca adaptável

Priorize a experiência dos alunos e as suas expectativas acadêmicas, afinal, você precisa cumprir as promessas educacionais feitas pela sua marca. Para isso, não fique para trás! Mantenha seus currículos atualizados para refletir as mudanças no mercado e na dinâmica do ensino.

Vale a pena considerar o impacto crescente da globalização. Isso não apenas trouxe novas disciplinas acadêmicas, mas as como as instituições devem ensinar os alunos. Para fortalecer o posicionamento e a reputação da marca, sua escola ou universidade deve tentar administrar com sucesso essas mudanças.

4. Crie estratégias para o engajamento

Sua estratégia de marca também deve incluir a melhoria de seus níveis de engajamento. No ensino, criar um sentimento de pertencimento é vital para os alunos.

Não negligencie a necessidade de desenvolver relacionamentos com funcionários e administradores, ou seja, não apenas com seus pares. Para isso, o investimento em tecnologia pode ser uma boa opção. Falaremos um pouco sobre isso a seguir!

5. Garanta que a sua marca transmita a informação correta

A coisa mais importante para uma Instituição de Ensino criar ou manter uma boa reputação é garantir que o seu nome que esteja em sincronia com seus valores, visão, missão e ideologias.

A marca e o logotipo são fatores decisivos na criação de uma identidade distinta em qualquer setor. A identidade visual inclui não apenas os elementos do logotipo, esquemas de cores e outras representações simbólicas, mas também a área construída, campus, infraestrutura, entre outros. Estes são extremamente importantes na criação da reputação de uma marca, familiarizando as pessoas com seu nome e logotipo.

6. Exponha a marca nas salas de aula e instalações físicas

Para uma ideia se originar e tomar forma, a “imaginação” é a chave! A educação, em todos os níveis, precisa se concentrar em abrir a mente dos alunos para horizontes mais elevados, ajudando-os a pensar além do possível e a inspirar a inovação.

A criatividade é tão importante na educação quanto a própria alfabetização. Criar uma marca em uma Instituição Educacional para inspirar os alunos a imaginar, aprender e explorar não é tarefa fácil. Uma compreensão completa da psique dos alunos é extremamente importante.

7. Esteja presente em várias mídias

Antes de entrar com o branding da instituição em várias mídias, é essencial ter um guia de estilo de marca. O guia de estilo é o documento de referência que estabelece o uso e a aplicação adequados do logotipo e de outros elementos de design.

Deve-se notar que as fontes desempenham um papel significativo em mostrar o poder de uma marca. Fontes para Instituições Educacionais precisam significar credibilidade, estabilidade e força. Deve haver consistência no uso do logotipo, fontes, cores, posicionamento, visão e declaração de missão ao anunciar ou promover a marca em qualquer mídia. Além disso, todo o material de marketing, incluindo brochuras, folhetos, revistas, entre outros, deve manter a consistência nas mensagens. E, claro, não se esqueça das mídias online, incluindo as mídias sociais.

8. Mantenha seu site atualizado e completo

O site é um componente indispensável para a reputação de sua Instituição e Ensino. Tornou-se um dos principais pontos de contato para alunos existentes ou futuros ou mesmo para ex-alunos.

A qualquer momento, qualquer pessoa que visite o site pode ter informações completas sobre a escola ou faculdade, suas ofertas, história, afiliações, credenciamentos, entre outras informações. Com tecnologia 360, visualizações do campus podem ser disponibilizadas no site, ou seja, os alunos e pais podem fazer um tour pelo campus virtualmente!

9. Escolha o público certo e alcance-os

A identidade da sua marca é a sua primeira impressão! Para que uma Instituição Educacional se estabeleça e se torne uma reconhecida, ela precisa ser clara sobre “o que ela quer dizer ao mundo”, ou seja, a mensagem transmitida por vários meios, “o que ela faz”, ou seja, ações, comportamento, atitude, realização, integridade, entre outros, e “o que eles querem que as pessoas falem sobre sua marca”, ou seja, percepção sobre a marca.

Os influenciadores de uma Instituição de Ensino privada incluem alunos atuais, pais, ex-alunos, funcionários, agentes de educação e outras. É importante filtrar e escolher o meio certo, seja impresso ou online.

O endosso de celebridades está ganhando força devido ao tipo de inspiração e atração da marca que pode criar, mas a escolha do embaixador certo é muito importante . Escolher uma celebridade apenas do ponto de vista da popularidade e esquecer o fato de que ela não está qualificada para promover uma marca educacional irá frustrar o propósito.

10. Construa uma comunidade escolar para todos os alunos

Se as escolas estão focadas em medir seu sucesso apenas pelo desempenho geral dos alunos, os alunos que reduzem a média têm maior probabilidade de serem expulsos.

Em vez disso, o desenvolvimento do currículo e as prioridades da sala de aula devem se concentrar no sucesso individual de cada aluno. Um ambiente escolar mais compassivo e compreensivo provavelmente reduzirá a necessidade de guardas de segurança, policiais e políticas de tolerância zero – todos os quais contribuem para um ambiente hostil e controlado.

Tecnologia para cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino

Tecnologia para cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino

A tecnologia desempenha um papel fundamental na vida dos alunos! É um veículo de aprendizagem, uma fonte de informação e entretenimento.

Quando os alunos usam a tecnologia para consumir informações relevantes, o impacto é muito positivo. O uso ativo de ferramentas digitais, como uma plataforma para criar, explorar, compreender e colaborar, pode trazer uma experiência de aprendizagem totalmente transformadora.

Mas, além disso, a tecnologia também pode trazer muitos benefícios quando o assunto é a reputação de uma Instituição de Ensino. Por meio dela, é possível automatizar o atendimento aos pais, alunos e demais pessoas interessadas, e aumentar drasticamente os níveis de satisfação.

O melhor atendimento ao cliente e novas tecnologias andam de mãos dadas! No entanto, usar tecnologia não significa que sua Instituição de Ensino não precise mais de atendentes pessoais para nutrir relacionamentos com os alunos ou responsáveis. Esse tipo de relacionamento pessoal é mais importante do que nunca e a tecnologia pode ajudar a torná-lo mais eficaz.

A tecnologia melhora o atendimento ao cliente ao acelerar as comunicações, aumentar a conveniência, fornecer opções de autoatendimento e permitir campanhas de marketing direcionadas.

O papel mais importante da tecnologia no atendimento é ajudar a aumentar a velocidade das interações com o cliente. Os clientes não precisam mais esperar no telefone para falar com um atendente. Em vez disso, o chat ao vivo no site da Instituição de Ensino, por exemplo, permite que as organizações ajudem os seus futuros alunos assim que eles demonstram interesse.

Inúmeras Instituições de Ensino também oferecem aos alunos e responsáveis a opção de enviar mensagens de texto usando seus telefones celulares. Isso é muito mais rápido do que enviar um e-mail e esperar dias por uma resposta, ou seja, em minutos eles podem ter suas perguntas respondidas, agendar visitas ou fazer inscrições. Com várias opções de comunicação com as Instituições de Ensino, os alunos podem resolver seus problemas com mais rapidez.

Muitas soluções de softwares para atendimento oferecem diferentes opções que se adaptam às necessidades da sua Instituição de Ensino. Escolha um em que você obtenha o necessário para cumprir seu objetivo.

Gostou de saber mais sobre como cuidar da reputação de uma Instituição de Ensino? Então saiba como automatizar o atendimento em Instituições de Ensino!

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