Omnichannel: a ferramenta que facilita a vida do consumidor

Integrar seus canais de venda ajuda você e, principalmente, seu cliente

Quem não gosta de ter tudo na palma da mão? Não é diferente com consumidores do mundo online e offline. Facilitar a vida é quase que um pré-requisito básico da sobrevivência humana! Combinar múltiplos canais e combinar estratégias é pensar na experiência que você quer que o seu cliente tenha na sua marca. Isso é omnichannel.

O conceito e sua funcionalidade

Pensar em como simplificar a compra dos seus produtos, usando a convergência dos seus canais de venda, seja por loja física, e-commerce, redes sociais ou aplicativos para celular, gerando uma prática similar a uma venda presencial, ou seja, sem burocracia, é o que define o termo omnichannel. Simplificando: Você dá várias opções ao cliente, ele pode explorar qual a opção que mais agrada, faz a sua compra e você fortifica a sua marca. Basicamente, é a experiência do usuário. 

Aqui você já pensou em abrir uma conta no WhatsApp Business, contratar alguém para fazer o site e contratar uma linha de telefone. Mas, precisamos te falar uma coisa antes. Estar em todos os lugares não quer dizer nada! Mas como assim? Vamos te explicar.

A onipresença da marca

Pensar em omnichannel é pensar na comunicação multicanal que a sua empresa pode oferecer. Porém, com um adendo: Integrar seus canais de maneira inteligente. Pensar nas características de cada canal de comunicação, pensar em quais serviços vai oferecer em cada um (atendimento ou pós-venda) e pensar como vai ser executado. Afinal, o foco é o cliente e como ele se sentirá ao ser atendido por sua marca. 

Como funciona

A empresa que escolher utilizar esse método deve ficar atento à sincronia que o método deve oferecer – afinal, esse é o ponto principal. Alinhar os canais de atendimento é o básico e o essencial. Por exemplo, se o seu cliente começar o atendimento via chat, quando o protocolo for passado para um atendente, os dados que foram fornecidos por ele ainda por escrito, devem estar à disposição do seu colaborador para que o usuário não precise falar mais uma vez tudo o que já foi perguntado via chat. Evitar repetições e dores de cabeça devem ser preocupações que precisam ser evitadas. Assim funciona o omnichannel.

Quem pode adotar a prática e porque utilizar ela 

Se você adere ou não à transformação digital, que é o uso da tecnologia para solucionar problemas operacionais ou tradicionais, ter o omnichannel como aliada a sua empresa sem dúvidas é a melhor decisão a se fazer. Lojas varejistas também podem ganhar muito com o uso, uma vez que é comum para o setor utilizar vários canais de comunicação. Mas, acima disso, empresas que têm espaços físicos e online são as mais beneficiadas. 

Vantagens são que não faltam para você aderir ao omnichannel. A primeira delas é, como já falamos, a experiência do cliente. Se ele sente que é bem atendido, ele voltará. Nesse ponto já podemos estender a outro: Suas vendas aumentarão, já que sua empresa fidelizará clientes. Você automaticamente não perde tempo (e nem dinheiro) procurando novos consumidores. Seu negócio ganha cena: O fortalecimento da sua marca através da operação de atendimento é marketing! Sem deixar esquecer, a sua gestão fica impecável. Você conseguirá administrar sua empresa de maneira descomplicada e atualizada! 

A Metasix tem a solução ideal para quem quer centralizar chamados, garantindo que a sua empresa garanta clientes bem atendidos, satisfeitos e que geram novos negócios e vendas. Entre em contato agora mesmo!

Gostou do nosso artigo? Saiba como a tecnologia auxilia no relacionamento com o cliente e como o pós venda é importante!

Ligamos para você

Categorias:

Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Ler a política de cookies.

Aceitar Política de privacidade.