Omnichannel: a ferramenta que facilita a vida do consumidor

Integrar seus canais de venda ajuda você e, principalmente, seu cliente Quem não gosta de ter tudo na…
Linhas
Tecla de enter
Artigos

Integrar seus canais de venda ajuda você e, principalmente, seu cliente

Quem não gosta de ter tudo na palma da mão? Não é diferente com consumidores do mundo online e offline. Facilitar a vida é quase que um pré-requisito básico da sobrevivência humana! Combinar múltiplos canais e combinar estratégias é pensar na experiência que você quer que o seu cliente tenha na sua marca. Isso é omnichannel.

O conceito e sua funcionalidade

Pensar em como simplificar a compra dos seus produtos, usando a convergência dos seus canais de venda, seja por loja física, e-commerce, redes sociais ou aplicativos para celular, gerando uma prática similar a uma venda presencial, ou seja, sem burocracia, é o que define o termo omnichannel. Simplificando: Você dá várias opções ao cliente, ele pode explorar qual a opção que mais agrada, faz a sua compra e você fortifica a sua marca. Basicamente, é a experiência do usuário. 

Aqui você já pensou em abrir uma conta no WhatsApp Business, contratar alguém para fazer o site e contratar uma linha de telefone. Mas, precisamos te falar uma coisa antes. Estar em todos os lugares não quer dizer nada! Mas como assim? Vamos te explicar.

A onipresença da marca

Pensar em omnichannel é pensar na comunicação multicanal que a sua empresa pode oferecer. Porém, com um adendo: Integrar seus canais de maneira inteligente. Pensar nas características de cada canal de comunicação, pensar em quais serviços vai oferecer em cada um (atendimento ou pós-venda) e pensar como vai ser executado. Afinal, o foco é o cliente e como ele se sentirá ao ser atendido por sua marca. 

Como funciona

A empresa que escolher utilizar esse método deve ficar atento à sincronia que o método deve oferecer – afinal, esse é o ponto principal. Alinhar os canais de atendimento é o básico e o essencial. Por exemplo, se o seu cliente começar o atendimento via chat, quando o protocolo for passado para um atendente, os dados que foram fornecidos por ele ainda por escrito, devem estar à disposição do seu colaborador para que o usuário não precise falar mais uma vez tudo o que já foi perguntado via chat. Evitar repetições e dores de cabeça devem ser preocupações que precisam ser evitadas. Assim funciona o omnichannel.

Quem pode adotar a prática e porque utilizar ela 

Se você adere ou não à transformação digital, que é o uso da tecnologia para solucionar problemas operacionais ou tradicionais, ter o omnichannel como aliada a sua empresa sem dúvidas é a melhor decisão a se fazer. Lojas varejistas também podem ganhar muito com o uso, uma vez que é comum para o setor utilizar vários canais de comunicação. Mas, acima disso, empresas que têm espaços físicos e online são as mais beneficiadas. 

Vantagens são que não faltam para você aderir ao omnichannel. A primeira delas é, como já falamos, a experiência do cliente. Se ele sente que é bem atendido, ele voltará. Nesse ponto já podemos estender a outro: Suas vendas aumentarão, já que sua empresa fidelizará clientes. Você automaticamente não perde tempo (e nem dinheiro) procurando novos consumidores. Seu negócio ganha cena: O fortalecimento da sua marca através da operação de atendimento é marketing! Sem deixar esquecer, a sua gestão fica impecável. Você conseguirá administrar sua empresa de maneira descomplicada e atualizada! 

A Metasix tem a solução ideal para quem quer centralizar chamados, garantindo que a sua empresa garanta clientes bem atendidos, satisfeitos e que geram novos negócios e vendas. Entre em contato agora mesmo!

Gostou do nosso artigo? Saiba como a tecnologia auxilia no relacionamento com o cliente e como o pós venda é importante!

Post anterior
Mitos sobre o atendimento ao cliente: robôs irão substituir atendentes humanos?
Próximo post
Sistema de Controle de Ouvidoria: características, dúvidas e tudo o que você precisa saber