O que é VoIP? Descubra agora quais são as suas vantagens

Talvez você já tenha observado que, a cada dia que passa, surgem novos aplicativos que permitem que os…
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O que é VoIP? Descubra agora quais são as suas vantagens

Talvez você já tenha observado que, a cada dia que passa, surgem novos aplicativos que permitem que os usuários façam chamadas por meio da internet.

Mas, o que poucos sabem é sobre o tipo de tecnologia está por trás deste recurso: o VoIP!

Além de conquistar inúmeros adeptos, este tipo de inovação está ganhando popularidade rapidamente com inúmeras de empresas em todo o mundo, que agora usam VoIP ao invés das linhas telefônicas tradicionais.

Mas antes de fazer uma mudança como essa, vale a pena pesquisar, conhecer as vantagens e ter certeza que é a escolha certa para você.

Então, quer saber mais sobre o que é VoIP e quais são as suas vantagens? Confira o conteúdo que preparamos para você!

O que é VoIP?

O que é VoIP?

VoIP significa Voice Over Internet Protocol e é frequentemente referido como telefonia IP, telefonia internet ou telefonia baseada em nuvem.

Em termos gerais, os sistemas VoIP fazem chamadas usando a internet, ao invés da tradicional central telefônica ou rede fixa. Além das chamadas de áudio, algumas configurações de VoIP podem ser usadas para sessões de multimídia, como as videochamadas.

O sistema funciona convertendo sinais de voz analógicos em dados digitais e permite que chamadas sejam feitas em qualquer circunstância, desde que haja uma conexão de internet funcionando.

As chamadas podem ser feitas e recebidas por meio de inúmeros dispositivos, como computador, tablet ou smartphone. No entanto, a telefonia pela internet normalmente usa aparelhos de aparência tradicional para fazer chamadas; a única diferença é que o fone será conectado à porta de internet em vez de uma tomada de telefone.

Como funciona o VoIP?

Como funciona o VoIP?

Essencialmente, o VoIP substitui os fios e as linhas telefônicas pela internet. Portanto, quando você faz uma chamada por VoIP, ele converte a sua voz em dados e a transmite pela internet, assim como transmite um email.

Então, ao receber a sua chamada, as informações são convertidas em sua voz, de forma clara e sem demora!

Mas, mais importante do que saber como funciona, é saber que sempre funcionará! Felizmente, a maioria dos problemas relacionados ao VoIP podem ser corrigidos remotamente e em alguns minutos. Não há necessidade de encerrar as operações ou chamar o suporte técnico, por exemplo. Isso significa que você pode voltar à suas atividades rapidamente.

Onde o VoIP é usado?

Onde o VoIP é usado?

Como dissemos anteriormente, o VoIP é na verdade a tecnologia por trás de inúmeros aplicativos, inclusive pelos populares Whatsapp, Skype e Zoom.

Se você já usou algum desses aplicativos, sabe que a qualidade do áudio pode ser muito mais clara do que uma ligação tradicional.

Isso é ainda mais útil em um ambiente barulhento, onde pode ser difícil ouvir uma pessoa que está ao lado seu lado, e ainda mais complicado ouvir alguém que está há quilômetros de distância.

No entanto, esses aplicativos usam essa tecnologia para um mercado consumidor. Isso significa que você só terá acesso a um conjunto de recursos básicos, que é subsidiado por anúncios.

Sua empresa precisa de algo mais poderoso do que isso! Quer você seja uma pequena, uma média ou uma grande organização, o VoIP de nível empresarial oferece muito mais do que chamadas mais baratas e com custo previsível.

Ele permite que você realize ações que talvez nem imaginasse que seriam possíveis. Acompanhe a seguir as suas principais vantagens!

Quais são as principais vantagens do VoIP?

Quais são as principais vantagens do VoIP?

Agora que você já sabe mais sobre o que é o VoIP e como ele funciona, chegou a hora de conhecer algumas das principais vantagens de utilizar este tipo de tecnologia!

Entre os principais benefícios estão os custos mais baixos, a maior acessibilidade, a maior escalabilidade, os recursos avançados – seja para equipes pequenas ou grandes -, a qualidade das chamada, as multitarefas e a maior segurança.

A economia de custo direto

Quando se trata de serviço telefônico tradicional, uma empresa incorre em enormes custos iniciais. Especialmente em nome de telefones comerciais e hardware de PABX.

Economia sobre os custos com PABX

Um PABX é uma peça de hardware física e local. Ele conecta vários telefones fixos em um escritório e pode custar muito dinheiro. Estamos uma quantia alta que você pode amortizar ao longo de vários anos.

As redes VoIP eliminam a necessidade de hardware extra, pois uma conexão de banda larga fornece o serviço.

Para facilitar a transição em suas atualizações de sistema telefônico, essas organizações podem usar um protocolo iniciado por sessão.

Essa sessão atua como um caminho digital para seus serviços de voz, enquanto mantém o hardware telefônico existente em seu escritório. Os principais benefícios incluem custos mais baixos, mais fácil de gerenciar e você pode ativar o serviço instantaneamente.

Os líderes de tecnologia costumam utilizar este processo para adicionar novos recursos de voz a um sistema telefônico existente.

Economia sobre os encargos da fiação de cobre

As conexões de banda larga também eliminam a fiação extra, pois as redes VoIP permitem a transmissão de voz e dados no mesmo canal. Ou seja, tem a capacidade de enviar e receber áudio e dados simultaneamente.

A maioria dos telefones de mesa VoIP precisa de apenas uma conexão à ele, permitindo assim que os escritórios sejam mais modulares de acordo com sua equipe. Além disso, esses escritórios não precisarão fazer alterações na fiação elétrica do prédio.

O serviço VoIP profissional também está disponível como um aplicativo em seu computador ou smartphone, para caso queira eliminar completamente os fios. A flexibilidade do VoIP é uma grande vantagem para empreendedores e empresas.

Economia sobre as despesas com chamadas

Os custos diretos também vêm na forma de custo por ligação. As chamadas VoIP são mais baratas do que a rede telefônica por circuito tradicional.

Uma grande parte disso tem a ver com a queda drástica nos custos de transporte de dados. Inicialmente, o preço dos dados estava fora do alcance da maioria das pequenas empresas.

Mesmo para grandes organizações, os usuários tiveram que enfrentar limites nos níveis de banda da internet e banda larga da empresa. Hoje, no entanto, as velocidades da internet melhoraram drasticamente, enquanto os custos de dados despencaram.

As empresas que usam VoIP podem reduzir a conta telefônica e também podem economizar em chamadas internacionais.

O serviço telefônico tradicional custa aproximadamente o dobro do que o VoIP. E o VoIP oferece um benefício significativo para empresas que operam globalmente.

Economia sobre as despesas recorrentes

Um serviço de VoIP também permite que as empresas cortem outras despesas contínuas, como impostos, taxas de reparo e manutenção.

Os provedores de VoIP geralmente incluem esses custos em planos de assinatura e todos esses gastos, combinados, tornam o serviço VoIP uma proposta atraente para todas as empresas, especialmente para startups e negócios em crescimento.

Economia de custos indiretos

As economias indiretas são mais difíceis de quantificar, mas isso não as torna menos críticas para o seu negócio.

Abaixo estão algumas das áreas mais comuns onde as organizações economizam dinheiro a longo prazo.

Adaptabilidade e redução de custos com o trabalho remoto

A mudança para VoIP permite que os funcionários permaneçam conectados ao sistema telefônico corporativo enquanto trabalham remotamente.

Isso se deve à longa lista de recursos do VoIP, como chamada em espera, atendimento automático, chamada de vídeo instantânea, chamada em conferência e outros não fornecidos pelos telefones tradicionais.

Estudos mostram que isso não só pode aumentar a produtividade dos funcionários, mas também pode reduzir os custos e o espaço físico de escritórios.

Recursos complementares sem custo extra

Você provavelmente pode apontar que mesmo o PABX tradicional oferece suporte ao trabalho remoto por meio de funcionalidades como transferência de chamadas, toque em grupo, enfileiramento de chamadas e assim por diante.

Em essência, esses recursos não são inerentes a um sistema PABX padrão. Em vez disso, são recursos complementares pelos quais você deve pagar separadamente.

Em contrapartida, os serviços de telefonia VoIP incluem muitos desses recursos por um custo consideravelmente inferior.

Maior acessibilidade

Além da eficiência de custos, a acessibilidade é um dos maiores benefícios do VoIP para as empresas.

Uma vantagem distinta que o serviço VoIP baseado em nuvem oferece é a capacidade de fazer chamadas de qualquer lugar.

Se você tiver uma conexão de dados decente, poderá fazer e receber chamadas para sua empresa. E quando você não puder atender a chamada, poderá direcioná-la para outra pessoa ou receber mensagens de correio de voz por e-mail.

Um benefício notável do VoIP é a capacidade de levar seu telefone comercial com você, sem precisar de nada mais do que um aplicativo para smartphone.

Em uma força de trabalho cada vez mais móvel, a acessibilidade remota permite que sua empresa seja flexível. Os funcionários móveis podem permanecer produtivos, independentemente de sua localização.

Além do mais, o VoIP se adapta com base em como seus funcionários trabalham, ou seja, eles não precisam estar fisicamente presentes na empresa. Eles podem trabalhar em seus smartphones, computadores ou tablets de qualquer lugar.

Maior escalabilidade

A escalabilidade é outra das muitas vantagens do VoIP que o tornam uma proposta atraente para empresas em crescimento.

Mas, embora esse seja um aspecto muito falado do VoIP, o que significa exatamente?

Dada a opção, todo empresário prefere um sistema telefônico que cresça de acordo com o seu negócio.

Uma solução VoIP elimina a necessidade de comprar hardwares caros ou linhas dedicadas conforme você cresce. Pense em todos os cenários possíveis aqui como se você estivesse se preparando-se para um pico na demanda durante as férias ou abrindo uma nova filial.

Não importa qual seja o cenário, alterne suas preferências instantaneamente sem ter que comprar novas linhas adicionais ou hardwares dedicados.

Recursos avançados para equipes de qualquer tamanho

Com recursos avançados, como atendimento automático e a transferência de chamadas, o VoIP permite até mesmo a projeção da imagem de uma empresa – ou seja, um cliente que entra em contato pode imaginar que a organização seja maior do que de fato é.

Por outro lado, pode fazer com que uma grande empresa se sinta mais acessível. É tudo uma questão de fazer o melhor uso de todos os recursos disponíveis.

O VoIP oferece vantagens sobre os sistemas de telefonia tradicionais com seus recursos de chamadas para várias partes. Organizações grandes e pequenas geralmente precisam de um provedor de chamadas em conferência separado que permita que muitas pessoas participem da mesma chamada.

Os provedores de VoIP para empresas incluem recursos robustos de chamada em conferência integrados em seus serviços.

Qualidade das chamadas

Quando o serviço VoIP começou a circular, uma de suas desvantagens mais significativas era a fraca qualidade das chamadas.

As chamadas caíam sem motivo, a qualidade da voz em si era falsa e a cobertura variava de acordo com o dia.

Hoje, contanto que você tenha uma conexão de internet rápida e estável, a qualidade da voz não será um problema. As chamadas VoIP tendem a ser mais nítidas e claras, sem problemas de latência, lag ou quedas de chamada. Todos nós já estivemos em uma péssima conferência de áudio e vídeo antes.

A chave para a qualidade da chamada VoIP é uma conexão robusta com boa capacidade de banda. Sem isso, tudo poderia ser um pesadelo, especialmente se você costuma realizar chamadas simultâneas.

Sempre há alguém que liga com um telefone, e todos os outros sofrem com ecos, atrasos e ruídos de fundo.

Os telefones VoIP encerram essas interrupções para que você possa se concentrar. Inovações como microfones com cancelamento de ruído e compressão de áudio avançada permitem que as chamadas por VoIP alcancem uma qualidade de som superior.

Suporte multitarefa

Junto com as chamadas telefônicas tradicionais, o VoIP permite que você envie documentos, imagens e vídeo, ao mesmo tempo que se envolve em uma conversa.

Assim, você pode realizar chamadas mais integradas com clientes ou funcionários de qualquer lugar do mundo.

Maior segurança

A segurança do sistema telefônico é muito importante, especialmente para empresas. A demanda por informações de identificação pessoal e dados sensíveis nunca foi tão alta.

Um ponto de entrada típico é enganar a equipe por meio de chamadas telefônicas fraudulentas, normalmente conhecidas como engenharia social.

O VoIP pode mitigar essas ameaças de segurança, aproveitando os avanços feitos na tecnologia IP, incluindo criptografia e gerenciamento de identidade aprimorado.

Os provedores de VoIP hospedado trabalham sem parar para proteger suas redes, para que você não precise passar por isso.

Proteger seu sistema VoIP significa que você deve trabalhar com um fornecedor confiável, ou seja, que passe por auditorias de segurança, garanta que a equipe pratique hábitos de prevenção e proteção de dados sensíveis e configure alertas automatizados para comportamentos e ações suspeitas.

Além disso, é sempre aconselhável concluir as atualizações do sistema operacional de forma consistente para garantir que a sua empresa não esteja em risco por falta de renovação contra as vulnerabilidades mais recentes.

Gostou de entender melhor sobre o que é VoIP e quais são as suas vantagens? Então saiba qual é a importância da rastreabilidade do histórico de atendimento!

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