Comportamento do Consumidor

O objetivo de toda marca é ser reconhecida e vender mais e, para isso, é preciso satisfazer as necessidades e desejos do seu público. Mas, como é possível entregar as soluções adequadas? A resposta para esta questão parece simples: entender sobre os hábitos e interesses do público, ou seja, entender qual é o comportamento do consumidor para então entregar as soluções adequadas. Mas, será que é simples mesmo?

O que é comportamento do consumidor?

Como dissemos, pela definição, o comportamento do consumidor pode parecer simples, mas não é! E um dos fatores que o torna complexo é o fato dele mudar de acordo com a época e o contexto social analisado. Ou seja, não é algo fixo e engessado. Para entender sobre o comportamento do consumidor é preciso atualizar frequentemente as suas pesquisas e análises para que possa ser capaz de tomar as melhores decisões.

O objetivo de todo estudo sobre o comportamento do consumidor é entender qual é a percepção que o público tem sobre uma marca e o que os motiva a comprar e se relacionar com os seus produtos ou serviços.

Sendo assim, se deseja vender para o novo consumidor, independente do tipo de serviço ou produto que oferece, é necessário conhecer a fundo este perfil.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Pode até parecer que sim, mas os seres humanos nem sempre tomam decisões completamente racionais. Vários estudos comprovam que o comportamento do consumidor pode ser influenciado por diversos fatores que, muitas vezes, se apresentam de forma sútil, como: os fatores pessoais, sociais, culturais e psicológicos.

Alguns exemplos são as compras influenciadas pelas experiências de vida, família e amigos, colegas de trabalho e profissão, valores religiosos e motivacionais.

A importância de conhecer o comportamento do consumidor atual.

Antigamente, se a gente precisasse comprar qualquer produto ou serviço, era obrigado a ir pessoalmente até em uma loja física para escolher entre as opções e adquiri-lo. Em um contexto dinâmico, como o atual, é essencial conhecer o comportamento do consumidor e entender como utilizar as informações a favor da sua marca.

Você sabia que pelo menos 75% dos consumidores pesquisam pela internet sobre o produto que pretendem adquirir antes de ir à uma loja física? Este é um dos dados divulgados em uma pesquisa realizada pela Capgemini Consulting, que comprova que o atendimento omnichannel é essencial para unificar o discurso da marca e oferecer ao cliente o mesmo nível de suporte em todos os canais de comunicação.

Quando você entender sobre o comportamento do seu consumidor, saberá o que é capaz de influenciá-lo e porque ele se relaciona com a sua marca. Assim, além de vender mais e solucionar os seus problemas de forma muito mais eficaz, você será capaz de fidelizá-lo como cliente e, quem sabe, transformá-lo em um embaixador da sua marca.

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