Como automatizar o atendimento no setor financeiro?

Diferente do que muitos pensam, a automação não substitui os seres humanos. No entanto, ela reduz consideravelmente os…
Linhas
Como automatizar o atendimento no setor financeiro?

Diferente do que muitos pensam, a automação não substitui os seres humanos. No entanto, ela reduz consideravelmente os esforços em tarefas comuns e repetitivas, além de oferecer uma infinidade de soluções alternativas.

Por meio da automação do atendimento no setor financeiro, empresas, bancos e seguradoras podem reduzir os custos gerais e garantir maior eficiência!

A automação minimiza o erro humano e também permite que as organizações inovem e cresçam. Por isso, este conteúdo se concentra na automação do atendimento ao cliente no setor financeiro. Vamos falar sobre tecnologias e benefícios, bem como automatizar o atendimento no setor financeiro.

Então, quer saber mais sobre como automatizar o atendimento no setor financeiro? Confira o conteúdo que preparamos para você!

Quais são as vantagens de automatizar o atendimento no setor financeiro?

Quais são as vantagens de automatizar o atendimento no setor financeiro?

As novas tecnologias estão em processo para transformar fundamentalmente o mercado de serviços financeiros.

Especialmente nos últimos anos, o setor financeiro reconheceu os benefícios econômicos da tecnologia. Isso inclui, por exemplo, obter novos insights de dados existentes para otimizar decisões de crédito e melhorar o gerenciamento de risco financeiro, automatizar processos de negócios que antes exigiam intervenção humana manual e melhorar a experiência do cliente por meio de chatbots inteligentes.

A automação está realmente chamando a atenção do setor com empresas líderes em serviços financeiros alcançando um crescimento de receita diretamente atribuível às suas iniciativas tecnológicas. E a transformação apenas começou!

O papel das finanças evoluiu constantemente na história. Inicialmente, concentrou-se muito em modelos de arbitragem de trabalho e serviços compartilhados, mas o setor financeiro logo reconheceu que a padronização e centralização de processos são absolutamente necessárias para aumentar a eficiência e a eficácia das organizações modernas. Por isso, a seguir falaremos sobre as principais vantagens da automatização do atendimento no setor financeiro. Acompanhe! 

Gerenciamento e processamento de dados em tempo real

Um dos maiores desafios para os setores de serviços financeiros é ter que coletar, processar, controlar e analisar milhões de dados não estruturados.

Graças às técnicas de automação do atendimento ao cliente, as empresas podem não apenas processar big data simultaneamente, mas também minimizar erros humanos. O processamento de dados em tempo real é amplamente usado no gerenciamento de risco, gerenciamento inteligente de finanças, monitoramento de negociações e muitos outros casos.

Redução dos custos e despesas indiretas

Ter recursos dedicados para atender chamadas repetitivas cria sobrecarga de duas maneiras: você precisa contratar mais atendentes para assumir o trabalho extra e o desgaste crescente dos atendentes devido à insatisfação com o trabalho, resultando em novas contratações e custos adicionais de treinamento.

A automação do suporte ao cliente economiza tempo e dinheiro que você teria que gastar em recrutamento e treinamento!

Além disso, geralmente há apenas uma taxa para a implementação de sistemas de automação, e as empresas sempre podem atualizar as ferramentas de automação quando necessário.

Melhor experiência do cliente

As diversas prioridades, necessidades e preferências dos clientes forçam bancos, empresas de serviços financeiros e seguradoras a redefinirem sua abordagem de atendimento ao cliente.

Os softwares atuais são capazes de rastrear, analisar os dados do cliente – dados demográficos, comportamento, localização, etc.- e determinar a identidade do cliente. Assim, eles permitem que as empresas forneçam os melhores serviços aos clientes, portanto, aprimora exponencialmente a experiência geral do cliente.

Além do mais, a automação do serviço permite que os clientes obtenham as informações no momento de sua escolha. Qualquer forma de autoatendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Vamos considerar a integração como um exemplo de automação de serviço. Os clientes agora podem preencher todos os formulários necessários por meio de um aplicativo, verificar seus IDs e assinar documentos sem interação cara a cara com um banco ou agente de seguros.

Maior segurança

A tecnologia melhora o acesso para os clientes, tornando as empresas mais responsáveis ​​e aumentando a segurança em todos os tipos de interações entre empresas e clientes.

Além disso, a automação reduz os custos de gerenciamento do sistema com contratos inteligentes que relatam transações rastreadas, seguras e transparentes para sistemas legados. Assim, a tecnologia reduz os custos associados a erros e fraudes.

Tecnologias utilizadas para automatização do atendimento no setor financeiro

Tecnologias utilizadas para automatização do atendimento no setor financeiro

Se você está se perguntando como pode melhorar o atendimento ao cliente no setor bancário, de seguros ou de serviços financeiros, dê uma olhada nestas tecnologias de atendimento ao cliente:

Inteligência artificial

Os robôs de atendimento com tecnologia de inteligência artificial, os chatbots, já conhecem os clientes melhor do que os humanos e automatizam a maioria das interações de atendimento ao cliente.

O atendimento ao cliente totalmente automatizado com chatbots ainda é impossível, mas pode reduzir drasticamente a força de trabalho para lidar com a maioria das operações de rotina. Os Chatbots podem oferecer uma experiência personalizada e atraente ao prever a intenção do cliente e ajudar os usuários a se envolverem com produtos e marcas.

Aprendizado automático

O aprendizado automático, machine learning, é usado para entender os clientes, impulsionar a personalização e criar experiências convenientes e memoráveis ​​para o cliente.

Informações obtidas por sensores, imagens, vídeos e outras fontes digitais estão sendo usadas para agilizar os processos.

Automação de processos robóticos

A automação de processos robóticos, RPA, é considerada uma das mais novas fronteiras no atendimento ao cliente.

É um aplicativo que processa transações, manipula dados ou dispara respostas, dependendo do escopo da solicitação. A tecnologia RPA é especialmente benéfica para setores regulamentados com alto volume e processos de negócios transacionais, ou seja, todo o setor financeiro.

Automação inteligente

A automação inteligente é uma combinação da inteligência artificial e da automação de processos robóticos.

É utilizada para simular o comportamento do cliente usando aplicativos para localizar e transformar dados em processos de negócios e fluxos de trabalho.

No atendimento ao cliente, a automação inteligente pode ser usada para capturar dados valiosos que suportam e gerenciam as interações com o cliente automaticamente. É uma ferramenta complementar para fornecer as informações necessárias e assistência aos clientes e atendentes.

Como automatizar o atendimento no setor financeiro?

Como automatizar o atendimento no setor financeiro?

Dividimos a jornada para a automação do atendimento ao cliente em cinco etapas: desde definir a estratégia até aproveitar o fluxo de trabalho automatizado totalmente desenvolvido. Confira a seguir!

Obtenha a visão da empresa e desenvolva a estratégia

Negócios ou setores financeiros bem-sucedidos desenvolvem uma visão de futuro em toda a empresa, reimaginando como eles serão organizados e como o trabalho será feito – tanto com os recursos de automação que existem hoje quanto aqueles que serão implementados.

É crucial se concentrar na automação dos processos que são essenciais para sua competitividade a longo prazo!

Comece com um diagnóstico rápido para avaliar o valor total em jogo, defina as aspirações organizacionais e desenvolva uma sequência de implementação de alto nível, também conhecido como roadmap, para alcançar seus objetivos.

Encontre um parceiro de tecnologia

Uma parceria estreita com o fornecedor do software para automação do atendimento é particularmente importante!

Um parceiro de tecnologia projeta o ciclo de vida geral dos sistemas, dá suporte ao desenvolvimento, gerencia a implementação em relação às prioridades de TI e realiza manutenção contínua.

Uma parceria de sucesso requer um envolvimento inicial e contínuo por meio da direção de um programa e estruturas de liderança.

Crie roteiros detalhados com seu parceiro de tecnologia

Algumas das implementações de novos recursos de automação de atendimento ao cliente ocorrerão de maneira relativamente rápida.

No entanto, para ter sucesso a longo prazo, é preciso desenvolver um plano claro para cada negócio e função, bem como para toda a empresa.

Defina os prazos considerando os riscos

Ao elaborar sua estratégia e os roteiros de implementação, é preciso considerar os riscos na hora de definir os prazos para que não hajam surpresas!

Por exemplo, a capacidade incorreta relacionada ao número de usuários e tipos de demandas, a ausência de conexão humana, sendo que algumas questões precisam deste tipo de assistência para serem solucionadas, estrutura de atendimento ao cliente pouco clara ou com a configuração inadequada.

Aproveite os benefícios da automatização do atendimento no setor financeiro

Aproveite os benefícios da automatização do atendimento no setor financeiro

Os setores e serviços financeiros devem incluir a automatização do atendimento para permitir um fluxo de trabalho consistente, minimizar os erros humanos e, consequentemente, fidelizar e reter os seus clientes.

Por isso, aconselhamos você a considerar a implementação de um software para a automatização do atendimento ao cliente, independente da escala de seu negócio.

Gostou de entender melhor sobre como automatizar o atendimento no setor financeiro? Então saiba qual é a importância da rastreabilidade do histórico de atendimento!

Post anterior
O que é VoIP? Descubra agora quais são as suas vantagens
Próximo post
O que é teleducação e como funciona?