14 vantagens do atendimento ao cliente por videochamada

Para muitas empresas, o bate-papo em tempo real por meio de vídeo é uma grande novidade no atendimento…
Linhas
14 vantagens do atendimento ao cliente por videochamada

Para muitas empresas, o bate-papo em tempo real por meio de vídeo é uma grande novidade no atendimento ao cliente.

Existem inúmeros benefícios trazidos pela adoção do atendimento ao cliente por videochamadas, mas as principais razões pelas quais as empresas estão optando por este tipo de suporte é o fato dele oferecer uma experiência personalizada superior aos clientes e se tornar um diferencial competitivo e inovador.

De acordo com uma pesquisa, mais de 1 em cada 5 das maiores empresas mundiais introduzirá o bate-papo por meio de vídeo até o fim deste ano aos atendimentos e interações com os clientes. E esse número dobrará nos próximos três anos.

As empresas estão sempre procurando maneiras novas e inovadoras de aprimorar a experiência do cliente, e o atendimento por videochamada é uma dessas soluções que oferece uma rica sensação de presença aos clientes e uma comunicação altamente colaborativa devido à sua natureza em tempo real.

Neste artigo, discutiremos os principais benefícios das videochamadas para o atendimento ao cliente.

Por isso, se você quer saber mais sobre as vantagens do atendimento ao cliente por videochamada, acompanhe a seguir o conteúdo que preparamos!

O que é uma videochamada?

O que é uma videochamada?

Como você já deve saber, o atendimento multicanal significa que as empresas podem se comunicar com seus clientes através de vários canais, inclusive por telefone, e-mail ou usando mensagens diretas nas mídias sociais.

À medida que a tecnologia de comunicação evolui, no entanto, esses recursos são considerados não como uma novidade, mas como uma necessidade de atendimento satisfatório ao cliente.

O gerenciamento de vários canais de comunicação pode ser complicado, pois os clientes esperam receber a mesma qualidade de serviço, independentemente de optarem por entrar em contato com você via Whatsapp, Facebook Messenger, chat ao vivo ou e-mail.

É aqui que uma estratégia de comunicação omnichannel pode ser mais benéfica. Ela permite que as empresas otimizem a experiência do cliente nos canais digitais e físicos, o que criará uma visão unificada da sua marca aos olhos do cliente.

Ao implementar soluções como as videochamadas e chat em tempo real, os clientes podem se deslocar de um canal de contato para outro sem interromper sua jornada online. Ser capaz de escalar uma interação do chat para o vídeo pode melhorar muito a experiência do cliente.

A videochamada é uma solução que une toda a jornada fragmentada do cliente. Ela oferece a oportunidade de disponibilizar a ele uma experiência online completa, com demonstrações em tempo real, oferecendo ao cliente uma visão completa sobre um produto ou serviço e criando uma experiência de compra semelhante à autêntica loja física.

O que as estatísticas revelam é que os clientes já adotaram os benefícios do vídeo e esperam que as empresas o tenham feito também.

Portanto, é hora das marcas darem o próximo passo e oferecer não apenas material pré-gravado, mas interações em vídeo em tempo real. Isso não apenas ajudará você a unificar a experiência do cliente, mas também incentivará a lealdade do cliente, pois 80% dos compradores têm mais probabilidade de retornar a uma empresa quando tiverem uma experiência personalizada e integrada.

Quais as vantagens do atendimento ao cliente por videochamada?

Quais as vantagens do atendimento ao cliente por videochamada?

Ao ser atendido por meio de uma videochamada, o cliente pode se conectar diretamente com os atendentes em tempo real e resolver as suas dúvidas e problemas rapidamente.

O bate-papo por vídeo poderá substituir em breve alguns outros canais de atendimento ao cliente, devido aos inúmeros benefícios que ele oferece. Alguns dos principais benefícios do uso das videochamadas estão são:

1. Atendimento em tempo real

A videochamada oferece uma oportunidade para os clientes interagirem com a empresa de maneira personalizada e em tempo real.

Embora tenha havido um aumento significativo no autoatendimento, a maioria dos clientes ainda prefere interagir com um agente ativo para resolver seus problemas rapidamente. A natureza ao vivo e em tempo real da videochamada é preferida pelos clientes quando eles precisam de um serviço personalizado e de uma resolução mais rápida.

2. Melhoria significativa no atendimento ao cliente

O atendimento por vídeo ao vivo para empresas é uma ótima maneira de melhorar os níveis de serviço ao cliente.

Com uma compreensão clara e instantânea dos desafios do cliente e a oportunidade que os atendentes têm de demonstrar interesse e solucionar os problemas, o processo de entendimento se torna mais fácil e há um aumento tremendo nas taxas de satisfação do cliente.

3. Identificação e resolução mais rápida de problemas

A videochamada permite que os atendentes avaliem rapidamente os problemas enfrentados pelo cliente.

Muito menos tempo é utilizado para o atendimento se compararmos a situações como quando o cliente tenta explicar os problemas por telefone ou digitando-o no chat para que, em seguida, o atendente possa tentar explicar as etapas da resolução.

4. Melhores relacionamentos com os clientes

Um alto nível de personalização que, no mundo digital, só é possível através da videochamada, cria melhores relacionamentos e fideliza os clientes.

Isso ajuda bastante no aumento dos ciclos de compra de um cliente. Os clientes também se consideram mais conectados à empresa e sentem que estão sendo atendidos e que seus problemas estão sendo ouvidos.

5. Mais oportunidade para vendas cruzadas e complementares

A maioria das empresas está preocupada com o modo como as conversas em vídeo aumentarão as vendas e a resposta é simples.

Com um nível mais profundo de conexão com os clientes por meio de videochamadas, os atendentes podem promover melhores relacionamentos e desenvolver um ambiente de confiança e credibilidade.

A ferramenta de compartilhamento de tela permite que os clientes compartilhem exatamente o que estão navegando e isso coloca os atendentes em uma posição melhor para sugerir serviços ou produtos adicionais relevantes aos clientes, sem parecer excessivamente insistente.

6. Aumento de vendas e lucro

Devido a um aumento significativo nos números de resolução na primeira chamada, bem como uma redução no tempo médio de tratamento de chamados, a lucratividade aumenta.

A central de atendimento se torna mais eficiente, há um aumento nos índices de satisfação do cliente e os negócios se alinham às expectativas do cliente. A videochamada também reduz as taxas de abandono de carrinho em sites de comércio eletrônico, pois os atendentes mantêm os clientes em espera até a hora da transação.

No mundo digital, isso é semelhante a um vendedor da loja física que responde a perguntas durante o processo de tomada de decisão e segue até a conclusão da compra. Todo o trabalho acima é realizado em conjunto para aumentar os lucros gerais das empresas.

7. Redução de despesas de viagem

A videochamada pode reduzir o tempo perdido em emails alternativos e aprimorar a colaboração e o compartilhamento de informações com facilidade.

Dependendo do tipo de negócio, as videochamadas também podem diminuir as despesas com viagens, já que o atendimento não se restringe à presença física e muitos problemas trazido pelos clientes podem ser resolvidos sem que haja a necessidade do atendente se deslocar.

8. Maior credibilidade

Quando um cliente liga para um número de suporte por telefone, ele não sabe com quem está falando, mas durante uma videochamada, a conversa cara a cara se torna mais credível à medida que o cliente se sente mais à vontade conversando com uma pessoa real e pode ver as expressões faciais do agente as quais se sente conectado.

Isso melhora a credibilidade de todo o negócio. Fornecer pessoas reais para conversar com seus clientes mostra que sua empresa está realmente tentando fazer um esforço.

9. Acesso ao suporte para clientes portadores de deficiência

A videochamada é uma excelente solução para oferecer ajuda rápida à clientes portadores de deficiência que acham difícil utilizar outras ferramentas de suporte. Como exemplo, podemos citar a possibilidade de realizar atendimentos à pessoas portadoras de deficiência auditiva por meio do uso da linguagem de sinais, para isso, basta que o atendente seja fluente em libras.

De fato, por meio do atendimento por videochamada, os atendentes podem segurar a atenção do cliente durante toda a interação e tornar o processo de suporte fácil e eficiente.

10. Oportunidade de atrair clientes de alto nível

Suporte proativo é algo que os clientes de alto nível sempre procuram.

A videochamada pode ser fornecida como um serviço premium para clientes de alto nível, para que se sintam especiais e também recebam serviços de suporte superiores sempre que necessário.

11. Pode ser oferecido a qualquer hora e de qualquer lugar

A melhor característica da videochamada é que ele pode ser fornecida virtualmente a qualquer momento e de qualquer lugar.

Seus melhores vendedores ou atendentes de suporte ao cliente não precisam estar presentes fisicamente no local do cliente e, ainda assim, serão capazes de ajudá-los a fazer a compra.

12. Extremamente segura e confiável

Um dos principais motivos para alavancar a videochamada é que ela é altamente segura e confiável.

Com as tecnologias de criptografia e a internet de alta velocidade, tornou-se possível realizar conversas com vídeo com facilidade e segurança.

Juntamente com a videochamada, em breve as empresas também poderão utilizar tecnologias de reconhecimento facial para identificar o cliente e obter seu histórico instantaneamente, para que um suporte mais eficiente possa ser fornecido.

13. Maior lembrança de qualidade pelos clientes

As interações baseadas em vídeo são muito mais memoráveis ​​do que as interações baseadas em voz.

Se você deseja causar um impacto maior no cliente e deseja que ele se lembre melhor da sua marca, a videochamada, durante as pré-vendas e as interações pós-venda, é a melhor aposta.

14. Destaque-se da concorrência

A videochamada ainda está em um estágio inicial de implantação e, portanto, é um ótimo momento para as empresas estabelecerem uma imagem na qual os concorrentes ainda não tenham entrado.

Provavelmente, um dos maiores benefícios da videochamada para as empresas é que elas podem se destacar da concorrência.

Como um software para atendimento ao cliente por videochamada pode otimizar o suporte?

Como um software para atendimento ao cliente por videochamada pode otimizar o suporte?

É realmente muito frustrante quando você precisa procurar uma empresa várias vezes para obter o suporte que precisa, não é mesmo?

A HubSpot Research descobriu que 33% dos clientes ficam frustrados ao ter que permanecer por muito tempo em filas de espera e ficam mais frustrados ainda quando precisam repetir sobre o mesmo problema para vários atendentes do suporte.

A videochamada para atendimento ao cliente ajuda as empresas a oferecerem soluções mais rápidas com muito menos números de pontos de contato. É também uma solução perfeita para resolver questões complexas que exigem compreensão visual e que são difíceis de explicar por canais reativos como telefone, email ou outras formas de texto.

A tecnologia para videochamadas é uma ótima opção para lidar com esses cenários e proporcionar uma experiência não diluída ao cliente. Além disso, conforme dissemos anteriormente, uma das mágicas da tecnologia hoje é tornar possível um atendimento cara a cara sem que as pessoas envolvidas precisem estar presentes no mesmo ambiente físico.

Quando você capacita seus atendentes para terem acesso a tecnologias como a videochamada, o processo de suporte se torna mais rápido, fácil e muito mais barato. Assim, eles podem diagnosticar rapidamente a causa raiz dos problemas e oferecer uma solução eficaz ainda no primeiro contato com o cliente.

A interação visual ajuda a entender a complexidade do problema do cliente e a guiar remotamente sobre as soluções, passo a passo, para sanar as dúvidas ou resolver a questão com eficiência.

Por isso, a escolha do melhor software para as videochamadas é fundamental. A solução certa pode impressionar tanto os seus clientes quanto os seus atendentes, reduzir o tempo de suporte, aumentar a receita e oferecer uma experiência humanizada capaz de fidelizar os clientes.

Quer saber mais sobre como funciona na prática uma ferramenta para atendimento ao cliente por meio de videochamadas? Então confira a demonstração a seguir!

https://youtu.be/QyD30tH716E

As videochamadas facilitam o suporte personalizado ao cliente, proporcionando uma experiência satisfatória e unificada.

Com a personalização da comunicação e as informações e dados das interações online, as videochamadas combinam o melhor dos dois mundos, oferecendo uma plataforma adicional para que as empresas possam entender melhor sobre as dúvidas e os problemas dos clientes e também oferecer o melhor suporte à eles.

A cada dia que passa, mais empresas estão conhecendo a importância de oferecer uma excelente experiência ao cliente. Com o atendimento ao cliente por videochamadas, as marcas poderão oferecer um serviço mais rápido e aumentar a satisfação do cliente.

A construção de relacionamentos pessoais com os clientes desenvolve confiança e credibilidade que contribuem bastante para manter a imagem da sua marca. Com a tecnologia de videochamada, você não perderá nenhuma oportunidade de encantar os seus clientes e exceder as suas expectativas.

Gostou se entender melhor sobre as vantagens do atendimento ao cliente por videochamada? Então saiba qual é a importância da rastreabilidade do histórico de atendimento!

Post anterior
Como implantar uma ouvidoria: 6 passos fundamentais
Próximo post
O que são dados sensíveis e como lidar com eles?